segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

Diferença entre CD's e DVD's

A diferença entre ambos reside na capacidade de armazenamento. Apesar de terem o mesmo formato e o mesmo tamanho, um DVD pode guardar muito mais informação que um CD, graças aos avanços nas técnicas de gravação e de leitura óptica. Ambos os tipos de disco têm uma longa sequência em espiral preenchida por pequenos furos microscópicos(que compõem os bits), que ajudam a transmitir informações sonoras ou visuais.

Outra diferença é na sequência do DVD, essas saliências e reentrâncias são muito menores e a distância entre elas também. Com isso, cada centímetro quadrado de disco possui 4,5 vezes mais dados que no CD. Outro avanço é que, no CD, os mesmos dados são gravados várias vezes para evitar erros de leitura (se, por exemplo, um minúsculo arranhão fizer um furo igualmente microscópico e seja lido errado, o aparelho o compara com o outro furo que deveria ser igual. O DVD não precisa de tanta repetição de dados, pois o método de leitura do aparelho é bem mais preciso, economizando, portanto, ainda mais espaço.

Finalmente, alguns DVD's podem ser gravados dos dois lados, como os velhos discos de vinil, sendo que cada face possui duas camadas de dados superpostas, totalizando, na prática, quatro lados. Já o CD só permite a gravação em uma única camada. O resumo de tudo isso é que um disco de DVD pode receber 17 gigabytes de informação contra apenas 0,6 de um CD.
A maior parte dos DVDs de hoje só usa uma das suas quatro camadas de gravação, o suficiente para armazenar um filme de longa-metragem com legendas em diversos idiomas.

Sem comentários:

Enviar um comentário