sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012



   INTRODUÇÃO


O compact disc foi lançado em 1982 pela Philips holandesa e a Sony japonesa numa feira de audio no japão.
É um disco de material plástico (policarbonato) com 1.2mm de espessura, 12cm de diametro e 16g de peso com uma superfície refletora, na qual o laser é refletido.(LASER:Light Amplification by Stimulated Emission of radiation) ,assim o LASER é um amplificador de luz produzindo um feixe de luz condensada com altíssima intensidade.
A luz do laser é monocolor (um comprimento de onda) e altamente coesa,assim todos os componentes do feixe ,não só estão na mesma frequência como estão todos em fase, isso faz com que a luz possa ser projetada e focalizada com absoluta precisão.
O feixe do CD PLAYER é um laser de baixa voltagem, estado sólido com radiação de um cristal semi condutor, a radiação é infra vermelha, ou seja, não emite luz visível e têm potência de apenas um miliwatt.
Na Fig.1 podemos ver a trajetória do feixe do laser, note que o feixe partindo do laser passa diretamente através do prisma semirefletor para a superfície refletiva do disco.Na trajetória de retorno, o feixe não encontra passagem pelo prisma sendo então refletido para o fotodiodo, levando consigo a informação contida no disco.
Na Fig.2 podemos observar os diferentes sistemas da Philips e da Sony.



FIG.1


FIG.2



Sem comentários:

Enviar um comentário